Planejamento financeiro: como aplicar na minha fazenda?

Administrar uma propriedade rural pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Para obter os melhores resultados e conquistar uma boa rentabilidade, o gestor do campo precisa observar todas as etapas da atividade agropecuária desenvolvida no local e ter uma visão clara sobre a saúde financeira do seu negócio.

Para ajudar neste processo, é necessário contar com ferramentas e processos apropriados. Entre eles, está o planejamento financeiro. Ele possibilita uma visão ampla do negócio, com um horizonte futuro, facilitando na tomada de decisões mais assertivas e que estejam alinhadas com os seus objetivos.

Neste artigo, você descobrirá a importância deste recurso e como você pode aplicá-lo na prática.

 

O que é o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é um fator muito importante para quem quer controlar e organizar as finanças da propriedade rural. Ele ajuda a enxergar com mais clareza a saúde financeira e permite a projeção de receitas e despesas da propriedade.

Com os dados em mãos, é possível ter maior controle sobre a saúde financeira da fazenda e traçar os próximos passos para atingir os objetivos desejados de forma mais estratégica.

Se você está pensando em comprar novos maquinários, aumentar a sua terra, investir na sua infraestrutura, o planejamento financeiro poderá fazer toda a diferença nessa gestão. Ele norteará as suas decisões.

 

Estruturando o planejamento financeiro da sua propriedade rural

Para começar o seu planejamento financeiro, você deve ter controle sobre o fluxo de caixa, levar em consideração suas metas e seus objetivos, ações estratégicas, recursos necessários, previsão de prazos e possíveis dificuldades.

 

Faça o diagnóstico financeiro

Para realizar o diagnóstico financeiro da sua propriedade rural, análise todos os dados que você já possui registro: receitas, despesas, margem de lucro, custos da sua produção etc. Considere todas as movimentações que o seu negócio faz em determinado período.

A ideia aqui é avaliar se há sazonalidades, possíveis prejuízos, custos que podem ser reduzidos, oportunidades para maior investimento. Neste ponto você conseguirá identificar pontos de melhoria e se a sua atividade agropecuária gera os resultados esperados.

 

Registre todos os dados

Manter a organização financeira do seu negócio pode fazer toda a diferença no final do mês. Embora seja uma tarefa trabalhosa, tenha o costume de registrar todas as entradas e saídas de dinheiro.

  • Como entrada, você pode considerar por exemplo a venda dos seus produtos, terras arrendadas, aplicações financeiras.
  • Como saídas, você pode considerar os gastos com a mão de obra, manutenção de equipamentos, compra de insumos.

Neste ponto, você terá uma visão mais clara sobre a real situação da sua atividade rural e saberá se ela não tem um custo maior que a renda gerada. Com essas informações, você conseguirá traçar estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento e crescimento da sua atividade agropecuária.

 

Monitore o fluxo de caixa

Monitore frequentemente o fluxo de caixa do seu negócio. Com ele, é possível controlar todo o lucro e gastos da sua propriedade rural. Ele traz muita praticidade e agilidade no dia a dia, uma vez que alimentado com as informações corretas, você conseguirá identificar se a sua atividade está sendo rentável.

Você pode fazer ajustes estratégicos para manter a saúde financeira da sua fazenda. Manter um fluxo de caixa atualizado trará mais assertividade para você.

 

Fique de olho no seu estoque

Evite desperdícios e gastos desnecessários. Você deve organizar e monitorar o seu estoque para não comprar insumos exageradamente e ter problemas com o armazenamento.

Verifique a capacidade do seu estoque e acompanhe frequentemente. Dessa forma, com o planejamento financeiro, você consegue fazer orçamentos com antecedência, o que pode resultar em economia. 

 

Projete o futuro

Se você deseja fazer melhorias que contribuam com o desenvolvimento da sua produção, você tem que levar em consideração o seu planejamento financeiro.

Planeje-se para realizar os investimentos necessários como, por exemplo, a aquisição de novos maquinários. O financiamento é uma opção para quem busca investir na atividade agropecuária.

Mas não se esqueça: coloque tudo na ponta do lápis e entenda qual é o momento do seu agronegócio.

Veja também

Publicado há 7 meses, em 12/10/2023

Como abordar a Educação Financeira com crianças?

Publicado há 1 ano, em 26/04/2023

6 mitos e verdades sobre o cartão de crédito

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …