Drex não é PIX

Evoluindo cada vez mais para estar presente no cotidiano da sociedade a moeda digital brasileira, o Drex, é uma novidade para muitos e é natural que seja confundido com o PIX. Mas não esqueça, PIX é uma ferramenta e Drex é uma plataforma, conforme explica o especialista em inovação do Sicredi, Cristiano Borges Franco.

– O PIX e o Open Finance são as duas primeiras evoluções no sistema financeiro nacional. O PIX que possibilitou que pequenos empreendedores pudessem negociar com taxas ainda menores as suas transações de compra e venda, e caiu nas graças da população, porque todo mundo hoje faz um PIX e pode ainda ser mais fácil no futuro também. O Drex, compõe esses três elementos do sistema financeiro nacional. – explica Franco.

– O que o Drex permite, são transações que precisa de um contrato. Vamos usar como exemplo a compra e venda de um veículo. Em tese, precisamos passar para o nome de outra pessoa, ir no Detran, e com o Drex, isso tudo vai estar em um contrato inteligente, e isso vai reduzir a burocracia desse processo porque o Detran vai estar dentro daquele contrato. E eu vou ter a confiança de que, quando o veículo for pago, automaticamente, vai haver a transferência do nome. – frisou.

O tema também esteve presente no podcast Momento Sicredi Conexão em três episódios no Spotify. Confira:

Veja também

Publicado há 1 mês, em 20/03/2024

Descomplicando o Imposto de Renda: o que é, prazo e quem deve …

Publicado há 7 meses, em 11/09/2023

Entendendo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Publicado há 4 meses, em 27/12/2023

Principais dúvidas sobre o seguro residencial do Sicredi