Uma história de superação apoiada pelo Sicredi

Janise Fontana Siqueira diz que não troca a vida de produtora rural por nada

O sonho de conquistar seu espaço fez Janise Fontana Siqueira, moradora da linha Caetano, em Erval Seco/RS, ir embora da sua cidade natal para conseguir recursos e, posteriormente, concretizar seus projetos de vida. Quando casou, eles não tinham sequer área para construir uma casa. Então, decidiram ir morar em Farroupilha, onde permaneceram por três anos e meio. Ela trabalhou em uma loja de vinhos e o esposo no tratamento nos parreirais – desde a poda até a colheita. Quando juntaram o recurso suficiente, em março de 2018 retornaram para comprar a propriedade onde moram, que tem 2,9 hectares. No lugar, o casal construiu a casa e foi em busca de conquistar o que queria, construir estufas e cultivar produtos orgânicos. Então, Janise foi pedir ajuda no Sicredi para financiar as estruturas – a primeira, para produção de morangos, ficou pronta em junho de 2018 e a segunda, para cultivo de melão e tomates, em junho de 2019. “Fomos até o Sicredi e contamos com a ajuda deles, nos estenderam a mão, apostaram em nós que não tínhamos nada, e hoje estamos conseguindo viver bem com o que produzimos”, conta Janise. A comercialização é feita toda em um mercado na cidade de Erval Seco.

– Para nos apoiar ainda mais, em 2019 ingressamos no programa Propriedade Sustentável, desenvolvido em parceria entre o Sicredi e o Sebrae, e com isso tivemos mais conhecimento, recebemos assessoria gratuitamente que nos ajudou bastante, especialmente no planejamento da propriedade – contou.

O objetivo agora é conseguir construir outras duas estufas – mais uma para morangos e outra para alface e temperos verdes – pois, por serem produtos orgânicos, há mercado garantido. “O custo para cultivar ecológicos é bem mais alto, ainda mais para nós que optamos por comprar produtos importados da Espanha e da Itália, para garantir mais qualidade. Além disso, precisa de mais dedicação, pois são muitos detalhes a serem seguidos. Mesmo assim, sou feliz com o que faço – cuido de todo o processo, da plantação até a colheita –, porque sabemos que o nosso produto é bom, e tem muita procura”, explica a agricultora, acrescentando que depois da família, as estufas são sua segunda paixão. “Não troco esta vida de produtora rural por nada”, afirmou.

Para as mulheres, Janise aconselha a sempre lutarem pelo que desejam, correrem atrás dos sonhos, que com força de vontade tudo é possível. “Eu alcancei o que queria com a ajuda do Sicredi, que foi muito importante na minha vida. Mesmo quando não devermos mais nada dos financiamentos, nunca vou esquecer o que a Cooperativa fez por mim. Vou abrir a porta dos fundos da minha casa, vou olhar as estufas e saber que este sonho só foi possível com a ajuda do Sicredi”, finaliza a produtora.

Veja também

Publicado há 1 mês, em 19/03/2024

Sicredi disponibiliza crédito para pré-custeio de milho

Publicado há 1 mês, em 26/02/2024

Plano Safra 23/24: Sicredi libera R$ 34,5 bilhões até janeiro

Publicado ontem - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS