Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG é uma das pioneiras do sistema a se instalar em Minas Gerais

Participação de associados e convidados nas primeiras assembleias de núcleos realizadas comprova a aceitação do modelo cooperativo e fortalece a confiança na atuação da cooperativa de crédito no Estado.

Com menos de um ano de atuação no Sul de Minas Gerais, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG realizou pela primeira vez as assembleias de núcleos nos três municípios onde há agências instaladas – Pouso Alegre na segunda, 09, Itajubá na terça, 10 e encerrando no dia 11 em Santa Rita do Sapucaí.

Durante as assembleias, foram expostos os indicadores de crescimento da Cooperativa e a prestação de contas do exercício de 2019, destinação dos resultados, entre outros assuntos de relevância ao quadro social. Desta maneira, o Sicredi demonstra seu modelo de governança e gestão do empreendimento, traz informações do que foi feito e possibilita que o associado interaja, votando sobre as escolhas estratégicas da instituição. Neste ano os associados utilizaram o sistema de votação eletrônica, implantado em 2019 e que garante privacidade nas manifestações (voto).

De acordo com a presidente Angelita Marisa Cadoná, as assembleias são o momento máximo da vida de uma Cooperativa. “Elas são uma oportunidade de o associado estar próximo dos dirigentes da Cooperativa, acompanhando a evolução do planejamento estratégico e a gestão executiva do empreendimento. Especificamente, em Minas Gerais, estamos muito felizes, pois em menos de um ano atuando na região sul mineira, tivemos uma participação extremamente efetiva nas assembleias realizadas. Isso aumenta nossa responsabilidade e ao mesmo tempo nos inspira a seguir na busca da evolução constante de nossa atuação, pois a sociedade vem acreditando nesta proposta diferenciada, onde primamos pela transparência e relacionamento, colocando em prática os princípios e os valores do cooperativismo”, frisa a presidente.

Associado

O coordenador de núcleo de Santa Rita do Sapucaí/MG, César Sodré Moreira de Alckmin, pela primeira vez participou de uma assembleia do sistema Sicredi e avaliou positivamente a oportunidade. “Aqui foi possível aprendermos mais sobre cooperativismo, pude verificar a gestão transparente que o Sicredi atua, a maneira que promove a participação do cooperado, levando informação de forma clara e moderna, usando sistemas eletrônicos para votação. Gostei muito de ver como o sistema está crescendo, os números da Cooperativa, as vantagens de ser associado. Com certeza, é uma instituição que agrega valor e promove o desenvolvimento local e que vale a pena acreditarmos”, assegura Alckmin.

Atuação social

Nas assembleias, também foram comentados assuntos referentes aos nove programas sociais e ao Fundo de Desenvolvimento Regional, que receberam no ano passado investimento de R$ 3,2 milhões em ações de estímulo ao empreendedorismo, à formação de pessoas e à educação. Conforme Angelita, o que é captado pela Cooperativa é reinvestido na própria sociedade. “Este retorno, não é somente em forma de produtos e serviços financeiros, que é objeto da nossa atividade enquanto cooperativa de crédito, poupança e investimento, mas também pelo pilar social, que nos diferencia na atuação e agrega valores a sociedade”, finaliza.

Veja também

Publicado ontem - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado terça-feira - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado por meio do Fundo Desenvolvimento Regional

Publicado ontem - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …