Comunidade de Rodeio Bonito engajada na busca do desenvolvimento

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG apoiou Workshop que apresentou dados do Aceleração Regional

Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG apoiou a realização do Workshop Municipal do projeto Aceleração Regional, que aconteceu na sexta-feira, 21, em Rodeio Bonito/RS. A programação foi promovida pelos Poderes Executivo e Legislativo, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Comercial e Industrial, tendo como apoiador também a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com a participação de mais de 70 pessoas, entre empresários, autoridades, representantes de entidades e lideranças de diversos segmentos da sociedade de Rodeio Bonito, no evento foram apresentados os dados coletados no ano passado em diagnóstico que abrangeu 18 municípios do Rio Grande do Sul e 13 de Santa Catarina. No fim de 2019, estes números foram consolidados e apresentados de forma regionalizada, em dois eventos – em Rodeio Bonito/RS e em Maravilha/SC. Nas duas oportunidades, a Cooperativa e a UFSM se colocaram à disposição para apoiarem momentos locais, com a finalidade de compartilhar os dados pesquisados, indicadores e resultados apurados, apoiando na compreensão e debate das potencialidades e desafios de cada município. A sociedade organizada de Rodeio Bonito/RS iniciou este processo de avaliação e construção de alternativas, que será ampliada para outros municípios que já agendaram o evento.

A presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná, ressaltou a satisfação pelo grande número de pessoas presentes no evento. “Tivemos a participação de várias lideranças que olharam as oportunidades e as dificuldades, mas pensaram em alternativas para os desafios. “Foram apresentados os indicadores econômico-financeiros, sociais e ambientais do município. A metodologia empregada pelos professores da UFSM propiciou que todos participassem de forma ativa, contribuindo com suas percepções, propondo soluções, que visam o desenvolvimento, seja ele voltado ao capital humano ou ao estímulo ao empreendedorismo, para que seja possível projetarmos, cada vez mais, Rodeio Bonito dentro desta região como um município que se destaca, se desenvolve e estimula o progresso”, salienta Angelita.

Da mesma forma, o prefeito José Arno Ferrari, frisou que o momento foi importante para o seu município, justificando que é necessário levantar as dificuldades e as potencialidades, para que possam ser realizadas ações, que contribuam com o desenvolvimento. “Nesse sentido, agradecemos imensamente este diagnóstico que a Sicredi nos proporcionou, com o apoio da UFSM. Hoje, foram apresentados os dados, com informações muito interessantes, foi formada uma comissão e vamos começar a agir. Enquanto poder público, vamos buscar criar o fundo de desenvolvimento, proposto durante o workshop, e a comissão escolhida nos ajudará muito na realização das ações, porque não existe maneira de administrar um município sozinho, se tivermos parcerias tudo fica bem mais fácil”, comenta do gestor.

O estudo completo de cada município está disponível no site da Cooperativa (sicredialtouruguai.com.br), no link Aceleração Regional.

Veja também

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …

Publicado há 15 dias, em 13/03/2024

Sicredi mantém liderança na preferência e na lembrança dos gaúchos

Publicado segunda-feira - 25/03/2024

Seberi/RS: Mais de 32,6 mil pessoas são beneficiadas com projetos apoiados pelo …