Acesse sua Conta
1. Informações Gerais

Denominação: Sicredi Alto Uruguai RS/SC

CGC/CNPJ: 87.733.770/0001-21

Forma Jurídica: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Endereço: Av. do Comércio 618 – Centro – Cep: 98360-000

Sede e Foro: Rodeio Bonito - RS

1.1 Histórico

A história do cooperativismo de crédito brasileiro começou a ser construída no Rio Grande do Sul, no dia 28 de dezembro de 1902, através do trabalho idealizado pelo Padre Theodor Amstad, na comunidade de Linha Imperial, distrito de Nova Petrópolis, sendo este o ato oficial que deu origem ao Cooperativismo de Crédito no Brasil e na América Latina.

No dia 18 de abril de 1981, vinte pequenos agricultores do município de Rodeio Bonito, unidos pelo objetivo de buscar melhores condições de vida para si próprios e para a comunidade, venceram as dificuldades e desafios da época e fundaram, com o apoio da então Cooperativa de Produção de Rodeio Bonito – COOPERODEIO, a primeira cooperativa de crédito da região do Alto Uruguai, denominada CREDIRODEIO.

Reunião de constituição da Credirodeio.

Muitas foram as dificuldades que surgiram e foram superadas no período de 1983 a 1990. O cooperativismo de crédito era algo novo e desconhecido na região, e tinha que concorrer com renomadas e grandes instituições financeiras. No ano de 1991, após 10 anos de existência, a CREDIRODEIO iniciava uma nova fase, buscando a expansão e a ampliação do quadro de associados junto aos municípios e localidades vizinhas, pois, até o momento, a cooperativa recebia apenas apoio da Cooperativa de Produção de Rodeio Bonito – COOPERODEIO. O processo de expansão iniciou no dia 10 de abril de 1991, com a inauguração do primeiro posto de atendimento, no município de Pinhal, fato esse que marcou o início do processo de ampliação da sua área de atuação.

No ano de 1992, a CREDIRODEIO sofreu sua primeira alteração na denominação, passando a chamar-se Sicredi Rodeio Bonito.

A região do Alto Uruguai crescia e desenvolvia-se. No ano de 1993, inúmeras foram as conquistas da Sicredi Rodeio Bonito e do cooperativismo de crédito na região. Neste ano, a cooperativa ampliou suas fronteiras, iniciando suas atividades em Novo Tiradentes, Cerro Grande e Ametista do Sul.

Outro fato marcou o ano de 1993: no dia 12 de março, surgiu na cidade de Frederico Westphalen, outra cooperativa de crédito, que recebeu a denominação de CREDIFRED, sendo fundada por um grupo de trinta e dois agricultores, com o apoio da Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen – COOTRIFRED. No mesmo ano, ela passou a integrar o sistema Sicredi, adotando a denominação de Sicredi Frederico Westphalen.

No ano de 1994, a cooperativa instalou mais dois pontos de atendimento, um no município de Caiçara e outro, no município de Vista Alegre. E em 1996, instalou pontos de atendimento nos municípios de Seberi e Planalto.

Nos anos de 1996 e 1997, um dos mais importantes momentos desta história aconteceu. Com a necessidade latente de fortalecer o cooperativismo de crédito na região e permitir maior alavancagem de recursos, dirigentes e associados da Sicredi Rodeio Bonito e da Sicredi Frederico Westphalen uniram forças e formaram uma única cooperativa. Todas as tratativas políticas e legais foram encaminhadas e, precisamente o dia 11 de dezembro de 1996, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária das duas cooperativas. No dia 22 de janeiro de 1997, aconteceu a primeira ata conjunta entre as duas direções, oficializando a reforma estatutária e a consolidação da Cooperativa de Crédito Rural Alto Uruguai, representada pela sigla Sicredi Alto Uruguai, a qual transformou-se em uma das principais cooperativas integrantes do sistema Sicredi, no Estado do Rio Grande do Sul. Com esta união, o município de Frederico Westphalen foi o décimo município a contar com a atuação da cooperativa.

Também, em 1997, enfrentados e superados inúmeros desafios, a Sicredi Alto Uruguai foi se consolidando e crescendo, ainda mais, na região. Assim, no mesmo ano, foi inaugurada a agência no município de Alpestre.

No início de 1998, a cooperativa já estava presente em onze dos dezoito municípios da sua área de atuação, sendo, no dia 26 de janeiro de 1998, inaugurada a décima segunda agência, no município de Taquaruçu do Sul.

Logo em 1999, a cooperativa deu início a novos desafios, implantando o Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” no município de Rodeio Bonito, e iniciando, também, atividades do Programa da Organização do Quadro Social, passando a escrever, assim, as primeiras páginas no campo social. Neste mesmo ano, o município de Erval Seco recebe a décima terceira agência, no dia 22 de janeiro.

No ano 2000, foram inauguradas mais duas agências: Iraí, no dia 29 de junho, e Palmitinho, no dia 1º de dezembro.

Em 2001, aconteceu a inauguração da sede própria no município de Rodeio Bonito, onde estava alocada a Unidade Regional de Desenvolvimento e Controle – URDC. O prédio com área de 1.200 m², abrigou também, a agência de Rodeio Bonito. Neste mesmo ano,além de comemorar o aniversário de 20 anos de fundação, a Sicredi Alto Uruguai ampliou, ainda mais, sua área de atuação, inaugurando agências nos municípios de Pinheirinho do Vale e Cristal do Sul.

Completando sua área de atuação no Rio Grande do Sul, no dia 02 de agosto de 2002, a cooperativa inaugurou a sua décima oitava agência no município de Vicente Dutra, consolidando e expandindo o cooperativismo de crédito pela região do Alto Uruguai.

Sempre buscando a abertura de novos mercados e atender a uma gama maior de associados, no dia 19 de agosto de 2003, em Assembleia Geral Extraordinária, foi aprovada a Livre Admissão de Associados, fato que permitiu a livre associação de pessoas à cooperativa, garantindo, de fato e de direito, a autorização para operar com pessoas físicas e jurídicas. Este foi um importante passo para a cooperativa que, no dia 14 de junho de 2004, recebeu a autorização do Banco Central do Brasil, passando a chamar-se COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS ALTO URUGUAI – Sicredi Alto Uruguai. Também, no ano de 2004, a cooperativa recebeu, pela primeira vez, o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, pela publicação do Balanço Social, trabalho este idealizado e realizado por colaboradores, que reuniu todas as ações sociais desenvolvidas pela cooperativa.

No ano de 2006, a Sicredi Alto Uruguai completou 25 anos de fundação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas para comemorar o jubileu de prata, destacam-se a inauguração do monumento “Cooperativismo de Crédito”, na Praça Gildo Possamai em Rodeio Bonito; a “Solenidade de 25 anos”, que homenageou os associados fundadores e ex-dirigentes que atuaram ao longo da história; e a colaboração na realização do “X Rodeio Crioulo Interestadual de Frederico Westphalen”.

Ainda neste ano, em Assembleia Geral Extraordinária, aconteceram duas importantes alterações: para adequar-se a nova Política Corporativa de Nomeação das Empresas Integrantes do Sicredi, a cooperativa passou adotar a sigla RS na sua nomenclatura, passando a chamar-se a partir de então de COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS ALTO URUGUAI – Sicredi Alto Uruguai RS; e também, com objetivo de incrementar seus negócios, ampliou a sua área de atuação, abrangendo a partir de então treze municípios localizados no oeste do Estado de Santa Catarina.

O ano de 2007 foi marcado pelo projeto de crescimento e início da expansão neste novo Estado. No dia 05 de janeiro, a Sicredi Alto Uruguai RS deu início à sua atuação no oeste catarinense, com a inauguração da sua primeira agência no município de São Carlos. Já, no mês de novembro, foi a vez de Cunha Porã receber uma agência da cooperativa.

Em 2008, a Sicredi Alto Uruguai RS completou seus 27 anos de história, consolidada como uma instituição financeira da comunidade, voltada a oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus associados e sociedade. No dia 11 de julho, a Sicredi Alto Uruguai RS inaugurou a sua terceira agência no oeste catarinense, no município de Palmitos, e, no dia 21 de novembro, foi a vez de Maravilha receber a quarta agência no Estado de Santa Catarina. Também no ano de 2008, a cooperativa inaugurou um moderno prédio próprio, com 1.805m², dividido em quatro pavimentos, na cidade de Frederico Westphalen, onde funciona a agência.

Ainda, em 2008, a Sicredi Alto Uruguai RS foi agraciada com o Prêmio “Cooperativa do Ano 2008”, no ramo de crédito, concedido pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), SESCOOP/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Revista Globo Rural e Editora Globo. O prêmio foi um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela cooperativa, nos anos de 2006 e 2007, através dos Seminários de Crédito Orientado. Também foi homenageada pela OCERGS (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), com uma Menção Honrosa, devido à conquista do Prêmio Cooperativa do Ano 2008, bem como, pelo quinto ano consecutivo, recebeu o Certificado de Mérito Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

No ano de 2009, a cooperativa expandiu, ainda mais, sua área de atuação no Estado de Santa Catarina, através da inauguração da agência de Pinhalzinho. No mesmo ano, recebeu, pela sexta vez consecutiva, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Certificado de Responsabilidade Social; bem como o “Troféu Responsabilidade Social – Destaque RS - 2009”, na categoria médias empresas, devido à publicação do Balanço Social, que é realizada anualmente. Este prêmio é considerado o maior da área de responsabilidade social do Estado do Rio Grande do Sul.

Ainda em 2009, foi criada a Superintendência Regional, a fim de adaptar-se a uma nova adequação de estrutura adotada pelo sistema Sicredi, sendo que assim a URDC foi extinta. A Superintendência Regional Alto Uruguai RS/SC como é denominada hoje, é responsável pelos processos de desenvolvimento e controles da cooperativa, e está instalada em Frederico Westphalen, no mesmo prédio da agência instalada no centro do município.

Neste ano, a cooperativa, através de aprovação em Assembleia Geral Extraordinária, aprovou a inclusão da sigla SC na sua nomenclatura, passando a chamar-se a partir de então de COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS ALTO URUGUAI – Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

Em 2010, no mês de julho, a cooperativa inaugurou a segunda agência no município de Frederico Westphalen. Já no mês de outubro foi à vez de Caibi, receber uma agência da Sicredi Alto Uruguai RS/SC. Ainda em 2010, a cooperativa iniciou os trabalhos de implantação do Programa A União Faz a Vida no município de São Carlos, estado de Santa Catarina, sendo a primeira cooperativa do sistema Sicredi a desenvolver o programa no estado catarinense. E pelo sétimo ano consecutivo, recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em virtude das ações apresentadas no balanço social.

Fato também marcante no ano de 2010 foi a reestruturação da organização do quadro social da cooperativa, através da implantação, dos programas Crescer e Pertencer. Através do Crescer, programa de formação cooperativa, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC capacitou 940 associados e, através do programa Pertencer, constituiu 202 núcleos cooperativos e elegeu, através de uma assembleia em cada núcleo, 202 coordenadores titulares e seus respectivos suplentes.

Dando continuidade a este processo de organização do quadro social, com o aumento do número de associados, em 2011, a cooperativa passou a contar com 213 núcleos cooperativos. Assim, no ano em que completou 30 anos, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC realizou sua primeira assembleia geral com voto delegado, através de seus Coordenadores de Núcleo, sendo esta, o fechamento de um processo assemblear que contou com a realização de 213 assembleias de núcleo, uma em cada núcleo da cooperativa, colocando em prática, um dos grandes mecanismos de governança na cooperativa.

Ainda neste ano, foi implantado o programa Líder Jovem Sicredi, que tem o objetivo de capacitar os jovens participantes através de encontros de formação, sob o aspecto de desenvolvimento das aptidões, que estimulem o espírito de liderança e empreendedorismo, resgatando valores éticos e morais, preparando-os para atuarem como sujeitos mobilizadores, comprometidos com meio social em que estão inseridos.

Assembleia Geral Ordinária com voto delegado

Seguindo o seu projeto de expansão no oeste catarinense, em 20 de janeiro de 2012 foi a vez do município de Saudades inaugurar mais uma agência da cooperativa. Outro importante reconhecimento foi a conquista, pela segunda vez, do prêmio nacional “Cooperativa do Ano 2012”, com o case “Fidelização e Perenidade através da Organização do Quadro Social”. Recebeu também homenagem do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS pela classificação estadual e alcance deste importante prêmio; e mais uma vez recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa gaúcha, pela publicação do balanço social.

Presidente recebendo prêmio “Cooperativa do Ano 2012” das mãos do Secretário Executivo do Banco Central

Também em 2012 a cooperativa, juntamente com o escritor, associado e ex-conselheiro Wilson Ferigollo, lançou o livro em comemoração aos seus 31 anos de história, intitulado “Sicredi Alto Uruguai RS/SC: Caminhada de Sucesso”. No mesmo ano, realizou um processo assemblear extraordinário, que aprovou importantes alterações estatutárias, dentre elas o estabelecimento de 184 núcleos fixos, e a implantação de uma diretoria executiva. Este foi mais um ano de grandes conquistas econômicas, pelos bons resultados alcançados, e sociais, pelas importantes ações desenvolvidas.

Em 2013 a Sicredi Alto Uruguai RS/SC deu continuidade há vários dos seus projetos, onde podemos destacar o lançamento do programa Propriedade Sustentável, implantado com o objetivo de trabalhar a sustentabilidade social, ambiental e econômica dos associados participantes de cada turma. Também foi dado seguimento a implantação da governança cooperativa, com a realização de vários momentos como reuniões, palestras e encontros, para consolidar esta nova forma de gestão que busca cada vez mais dar segurança ao empreendimento cooperativo.

Lançamento do programa Propriedade Sustentável

O ano de 2014 foi de grandes conquistas para a cooperativa, quando recebeu dois importantes reconhecimentos estaduais: Prêmio OCERGS de Cooperativismo e o Prêmio de Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa. No Prêmio OCERGS de Cooperativismo, a cooperativa foi premiada na categoria Intercooperação, que levou em conta a adoção de práticas que possibilitaram a cooperação com outras cooperativas de maneira que foram obtidos resultados sociais e econômicos de significativa relevância. O projeto apresentado deu ênfase às parcerias que a cooperativa realiza com outras cooperativas e demais entidades da região, buscando contribuir com o desenvolvimento das atividades realizadas. Já no Prêmio de Responsabilidade Social, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC foi agraciada com o Troféu Destaque RS na categoria “Sociedades Cooperativas”. Esta conquista foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela cooperativa, do engajamento de todas as equipes em disseminar o cooperativismo e desenvolver as ações propostas. Este trabalho foi avaliado a partir da publicação do Balanço Social 2013.

Cooperativa recebe Prêmio e Certificados de Responsabilidade Social

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC comemorou também, a passagem do Ano Internacional da Agricultura Familiar, realizando ações com este público que é de extrema importância na história da cooperativa. Sendo que a principal ação, contemplou 163 associados deste ramo com premiação na campanha Agricultura Cooperada. Foi ainda, o ano de início das atividades do Centro de Serviços Compartilhados, que foi implantado na cooperativa com o objetivo de garantir segurança e qualidade de alguns processos antes conduzidos nas agências.

Em 2015 a cooperativa inaugurou a sua segunda agência no município de Seberi, no dia 20 de fevereiro, proporcionando assim um melhor atendimento aos associados do município. Também neste ano aconteceu uma reformulação no conselho de administração, onde os conselheiros eleitos representarão a cooperativa através de microrregiões e divididos por categorias profissionais.

No ano de 2017, a Cooperativa recebeu a certificação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul do Prêmio Responsabilidade Social e a certificação como finalista do Troféu Destaque RS - Tema Norteador, que teve como assunto “Equidade de Gênero”, onde o programa Sicredi Mulher, com menos de dois anos de atuação, foi reconhecido em nível estadual.

Outro momento marcante no ano foi a inauguração do Centro de Eventos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC. Uma ampla estrutura, localizada em Rodeio Bonito-RS, município sede da Cooperativa, com 5.000m², sendo 743m² do salão principal, além de estacionamento e campo de futebol, com uma infraestrutura adequada para eventos sociais e culturais com ambiente climatizado, sistema de som, cozinha equipada e uma área arborizada.