Acesse sua Conta
Programa Propriedade Sustentável

O Programa Propriedade Sustentável que tem como objetivo geral fomentar o empreendedorismo sustentável, promovendo a evolução da propriedade rural, por meio de transformações que possibilitem seu desenvolvimento continuado, bem como, de seus núcleos familiares, com vistas a melhorar os resultados.

Com essa iniciativa pretende-se orientar a gestão da propriedade adotando atividades rentáveis e de acordo com a legislação ambiental, incentivar a adoção de atividades que sejam sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental e com isso evitar o êxodo rural, além de trabalhar como ponto muito forte a sucessão familiar com compromisso de instigar a participação de todos os membros da família. Este programa pretende tratar a propriedade com uma visão global fazendo com que a família tenha sustentabilidade pelas atividades e também onde escolheu viver.

Histórico do Programa:

2013: Início do programa com 1ª turma: 30 famílias de Rodeio Bonito, Pinhal, Cristal do Sul, Novo Tiradentes e Cerro Grande. Com assessoria do Somavilla Serviços Agropecuários e Ambientais.

2014: Trabalho de revisita nas famílias da turma piloto para reavaliação. Início da 2ª turma: 30 famílias de Frederico Westphalen, Caiçara e Iraí.

2015: Reestruturação do Programa para 2016.

2016: Reformulação do Programa e início da assessoria com o Sebrae. Início da 3ª e 4ª turma com 57 famílias participantes: Erval Seco, Ametista do Sul, Planalto, Alpestre, Seberi, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho e Pinheirinho do Vale.

Em 2016 o Programa é reconhecido com uma boa prática pela FAO(Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, administrada pela Unidade de Coordenação de Projetos - Região Sul dum espaço de disseminação e compartilhamento de iniciativas replicáveis de boas práticas desenvolvidas o Brasil, na Região Sul do Brasil.

2017: Desenvolvimento do programa com a 3ª e 4ª turma e encerramento destas.

2018: Início das 5ª e 6ª turmas.

As turmas em andamento são compostas por famílias associadas dos seguintes municípios:

Turma 5 - Novo Tiradentes, Cerro Grande, Rodeio Bonito, Pinhal e Cristal do Sul

Turma 6 - Caiçara, Vicente Dutra, Palmitinho, Frederico Westphalen e Iraí.

Detalhes do programa:

  • Responsável pelo programa: Sicredi Alto Uruguai RS/SC;
  • Apoiadores: Emater, Prefeitura Municipal (Secretaria da Agricultura) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais – compõe o comitê de apoio
  • Responsável pelo planejamento, desenvolvimento e medição dos resultados: Sebrae
  • Assessoria direta por propriedade: 30 horas
  • Tempo de duração: Um ciclo produtivo de 12 meses
Fotos