Acesse sua Conta
Pertencer

O programa Pertencer tem como objetivo aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e desenvolvimento das cooperativas do Sicredi. Neste formato, os associados ligados a uma agência, são agrupados nos Núcleos Cooperativos, atualmente 184, onde ocorrem os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa. Por meio dos núcleos, a voz de cada associado é amplificada, exercendo o direito e o dever de planejar, acompanhar e decidir os rumos da cooperativa.

A participação do quadro social na vida de uma cooperativa é fundamental para o seu sucesso e perenidade, é por isso que o Pertencer chega até o associado por meio de vários momentos:

Assembleia de Núcleo

Trata-se do encontro realizado com os associados, tendo como objetivo a decisão, acontece entre os meses de janeiro a abril para deliberar sobre assuntos da Assembleia Geral Ordinária (AGO), sendo as temáticas: eleição e a destituição de coordenadores de núcleo; Assuntos encaminhados pelo Conselho de Administração referente a Ordem do Dia da AGO; Prestação de contas; Questões relativas ao desenvolvimento da cooperativa; Análise da situação econômico-financeira da Cooperativa; e outros assuntos de interesse da administração da Cooperativa.


Assembleia do núcleo 005 de Erval Seco, realizada em 2017

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

A assembleia geral ordinária realizar-se-á obrigatoriamente uma vez por ano, no prazo legal, deliberando sobre os seguintes assuntos, mencionados na ordem do dia: Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada de pareceres do Conselho Fiscal e da auditoria independente, compreendendo: relatórios da gestão, balanço do ano, demonstrativo de resultados; Destinação dos resultados; Eleição de componentes do conselho de administração e fiscal; Fixação dos valores dos honorários; e quaisquer assuntos de interesse social.


AGO realizada em 2016, alusivo aos 35 anos da cooperativa

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

A assembleia geral extraordinária realizar-se-á sempre que necessário e poderá deliberar sobre qualquer assunto de interesse social. É de sua competência exclusiva deliberar sobre as seguintes matérias: Reforma do Estatuto Social; Fusão, incorporação ou desmembramento; Mudança do objeto da Sociedade; Dissolução voluntária da Cooperativa e nomeação de liquidantes; Contas do liquidante; E manutenção do regime de congestão e da adoção de outras medidas legais necessárias.

Reuniões com Coordenadores de Núcleo

As reuniões de núcleo se caracterizam por encontros realizados com associados, com o intuito de debater, sem caráter deliberativo, os assuntos relacionados à gestão e ao desenvolvimento da Cooperativa, tais como: Operações e serviços; Planejamento estratégico; Prestação de contas semestral; e outros assuntos de interesse da Cooperativa.


Reunião do núcleo 001 e 002 de Frederico Westphalen, realizado em 2017

Encontros Regionalizados com os Coordenadores de Núcleo

Estes encontros são de extrema importância para o planejamento e alinhamentos de assuntos estratégicos da cooperativa, onde a presença de todos coordenadores, efetivos e suplentes é fundamental para construção. Além da integração entre os coordenadores de núcleo nestes encontros, também é aproveitado para agradecer pelo exercício do ano, entregando-lhes um presente. Geralmente são realizados três encontros, reunindo os coordenadores próximos do local definido, sendo que todo o ano é intercalado o local de realização.


Encontro realizado em Seberi em 2017

Viagem de Conhecimentos

Com o objetivo de proporcionar aos coordenadores de núcleos mais conhecimento sobre a cooperativa, são realizadas as viagens de conhecimento com a finalidade de visitar e conhecer as estruturas da Central Sul e do Centro Administrativo do Sicredi. É a oportunidade em que conhecer as entidades do Sicredi, para agregar conhecimento sobre o cooperativismo, o Sistema Sicredi e em especial à Cooperativa, aperfeiçoando ainda mais sua atuação como coordenador de núcleo.


Viagem de conhecimento em 2017

Informativo AtuAção

O informativo atuação é uma ferramenta de comunicação que informar os coordenadores de núcleo efetivos e suplentes da cooperativa, com o intuito de que cada vez mais tenham informações sobre a instituição, seja das ações realizadas, seja de soluções financeiras, entre outras de relevância. Possui a periodicidade trimestral, com a tiragem de 400 exemplares distribuídos pelas agências para os 368 coordenadores de núcleo.


Edição 2 - Ano 1
Fotos