Acesse sua Conta
Líder Jovem

O programa Líder Jovem é um trabalho da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG com o objetivo geral de "estimular nos jovens o espírito de liderança por meio de vivências que proporcionem o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências contribuindo assim para sua atuação na sociedade".

Os objetivos específicos que justificam a realização deste programa são:

  • Proporcionar reflexões sobre a vida pessoal e profissional, desenvolvendo a cooperação e liderança;
  • Estimular a mobilização social e práticas socialmente responsáveis, através da realização de ações sociais beneficentes nas comunidades;
  • Estimular atitudes de empreendedorismo com responsabilidade e compromisso;
  • Proporcionar vivências, durante os encontros presenciais e nas atividades de campo, que agreguem conhecimento e conscientização dos envolvidos frente ao contexto atual da sociedade;

Proporcionar espaço para interação, troca de experiência e trabalho em equipe;

Atender uma demanda de formação e capacitação voltada especificamente ao público jovem, contribuindo na sua preparação para atuação no mercado de trabalho;

Posicionar a imagem da cooperativa junto ao público-alvo como uma instituição financeira cooperativa voltada para o desenvolvimento regional e preocupada com a formação de novas lideranças nas comunidades.

Formato do programa:

O Programa está estruturado em sete módulos de formação, que ocorrem a cada 30 dias, com sete horas por encontro, intercalado com atividades de campo que são desenvolvidas no próprio município dos participantes, além de duas viagens de conhecimentos. Um Líder Local (Colaborador do Sicredi) acompanha os participantes e as atividades de campo.

Os módulos compreendem as seguintes temáticas: Conhecendo o Programa Líder Jovem (cooperação e liderança); Comunicação Eficaz (dicção e oratória); Inteligência Emocional; Liderança no mundo atual; Educação Financeira (DSOP) e Planejamento de vida, Empreendedorismo Sustentável; Formando lideranças jovens. As viagens de conhecimentos programadas para a formação, são realizadas para o Complexo Penitenciário de Chapecó e, em outro momento, para as estruturas do Sicredi em Porto Alegre e em Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo.

O programa já formou mais de 330 jovens. Sendo que neste ano duas novas turma iniciaram o programa, correspondendo a 81 participantes nas seguintes turmas:

Turma 12: Rodeio Bonito, Seberi, Frederico Westphalen, Vista Alegre, Taquaruçu do Sul, Pinheirinho do Vale e Cristal do Sul.

Turma 13: Alpestre, Caiçara, Iraí, Palmitos, Vicente Dutra, Pinhalzinho e Maravilha.

Fotos