Acesse sua Conta
A União Faz a Vida

O Programa de Educação Cooperativa “A União Faz a Vida” é um exemplo muito positivo de como a educação pode ser transformadora. Criado no ano de 1995 pelo sistema Sicredi, o programa é desenvolvido no Rio Grande do Sul há 23 anos, sendo que na região do Alto Uruguai está presente há 19 anos e há 8 anos no oeste catarinense.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre poder público municipal, pela qual ambas as partes realizam aportes financeiros que devem ser aplicados nas práticas do programa. Hoje está presente em 8 municípios da área de atuação da cooperativa: Rodeio Bonito, Vista Alegre, Ametista do Sul, Pinhal, Taquaruçu do Sul, Planalto, Erval Seco e São Carlos.

A proposta metodológica desse programa que tem como objetivo "construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional", reconhece os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado, dando a possibilidade que ele opine e escolha o que quer saber e, além disso, valoriza a comunidade como fonte do saber, acreditando que em todos os espaços e ambientes é possível aprender.

É por meio de expedições investigativas que o programa busca despertar os temas para os projetos e permite ao educador compartilhar com o aluno a tarefa de aprender de maneira diferente, inovadora, criativa, atendendo a necessidade do aluno atual. Na prática, se apresenta com uma ferramenta para o educador que acredita em uma educação transformadora, onde aprendizado e cooperação andam juntos.

Os pais também fazem parte do processo e são convidados a opinar com seus saberes e colaborar nas atividades dos projetos, assim contribuindo com a Escola na construção do conhecimento e dividindo a responsabilidade de educar.

A comunidade também é convidada a contribuir como apoiadora, na medida em que a escola rompe as barreiras da sala de aula e permite que pessoas, empresas, entidades, associações possam se apropriar do espaço escolar para também ensinar conteúdos ou temas que vem ao encontro do currículo escolar e principalmente que ensinam para a vida.

Além dos projetos o Programa promove a formação continuada de educadores, por meio da Assessoria Pedagógica contratada, hoje prestada pela Uceff - Itapiranga, garantindo que o profissional esteja habilitado para aplicar as práticas da educação cooperativa na Escola e atuar como um agente transformador.

Os Comitês Gestores Municipais do PUFV, compostos por pais, alunos, professores, diretores de escola, representantes do Poder Público Municipal e do Sicredi e demais pessoas da comunidade, sustentam a proposta no município, contribuindo na gestão dos recursos e validando com ética e transparência os investimentos.

Na região da Sicredi Alto Uruguai RS/SC são 54 escolas, mais de 6.700 alunos (educação infantil, séries iniciais, séries finais, ensino médio), 700 educadores e 440 funcionários. São mais de R$ 330 mil investidos anualmente com projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, por meio de uma parceria do Sicredi com poder público municipal, tendo como essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

Confira mais informações sobre o Programa e seus projetos,clicando aqui.

Fotos