Com apoio do Sicredi, Coopersul Frutas é lançada oficialmente

Cerca de 40 produtores rurais de São Gonçalo do Sapucaí/MG passam a atuar de forma conjunta por meio da Cooperativa

Promover a intercooperação é um dos princípios do Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 7,5 milhões de associados em todo o país e uma forte atuação visando promover o desenvolvimento econômico e social nas localidades onde está inserido. Nesse sentido, a Sicredi Conexão, uma das Cooperativas filiadas ao Sistema Sicredi e com atuação também na região Sul de Minas Gerais, vem apoiando diversas iniciativas voltadas à prática da intercooperação.

Uma delas foi o apoio, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, à formação da Cooperativa dos Produtores de Frutas e seus Derivados do Sul de Minas (Coopersul Frutas), que teve seu lançamento oficial no último dia 12, em evento realizado no Anfiteatro do Sesi/Senai, em São Gonçalo do Sapucaí/MG. 

A partir da união de cerca de 30 produtores rurais do município, e com o apoio do Sebrae e da prefeitura, a Coopersul Frutas passou pela capacitação Central de Negócios. Com isso, os associados passam a atuar de forma conjunta, agregando valor e aumentando a qualidade de vida, como explica o presidente da entidade, Elias Augusto Paulino. 

– Começamos do nada, com várias ideias, e reunimos todas elas para criar a nossa Central de Negócios, que foi de suma importância. A Coopersul Frutas hoje já é a nossa empresa, nossa casa e, com ela, conseguimos um preço bem melhor e até revender, aumentando a nossa própria renda, pois atuamos de forma centralizada através da Cooperativa. O Sicredi esteve junto conosco desde outubro de 2021 e eles nos ajudaram a convergir nossas ideias para um caminho de sucesso. Então, se nós chegamos até aqui, foi graças ao apoio do Sicredi e do Sebrae – conclui. 

Representando o Sebrae, a analista Myrian Reis Sousa destaca essa atuação: “Foi de grande valia a vinda do Sicredi para Minas Gerais, pois temos o mesmo propósito de desenvolver as comunidades e contribuir para o crescimento da sociedade. Com a Central de Negócios, o objetivo é fazer com que os produtores se identifiquem como empreendedores e gerem negócios. Nós agradecemos todo o apoio que o Sicredi tem proporcionado e, juntos, vamos seguir oportunizando mais evolução nos municípios de Minas Gerais”. 

Como forma de incentivo à atividade da Coopersul Frutas, o Sicredi e o Sebrae também proporcionaram uma visita técnica ao Rio Grande do Sul, onde os produtores conheceram o Centro Administrativo do Sicredi, em Porto Alegre, e municípios ligados à produção de frutas, como Ametista do Sul/RS e Bento Gonçalves/RS. 

O gerente de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão em Minas Gerais, Vitor Debortolli, detalha como a instituição atua por meio das ações de intercooperação. 

– Estivemos junto aos associados da Coopersul Frutas, conhecendo suas necessidades e apoiando para que pudessem evoluir de forma sustentável. Está no DNA da Cooperativa promover ações de intercooperação e, com o lançamento da Central de Negócios da Coopersul Frutas, os associados estão conquistando o seu espaço no mercado e agregando valor, por isso, desejamos muito sucesso na atuação – frisa Debortolli. 

Veja também

Publicado hoje - 29/04/2024

Sicredi Conexão inaugura agência em São Gonçalo do Sapucaí/MG

Publicado quarta-feira - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado sexta-feira - 26/04/2024

Sicredi lança relatório “Sondagem de Safras”